Já falamos aqui diversas vezes sobre os benefícios da quinoa para a melhorar a saúde, o humor e a redução de peso. Agora uma pesquisa feita na Espanha mostra que a mesma quinoa ajuda também a prevenir diabetes e doenças do coração.
“Nós comparamos os padrões de açúcar no sangue e descobrimos que, quando os participantes comeram quinoa, o pico de açúcar no sangue foi menor do que com a dieta habitual. Isso é crucial porque esses picos de açúcar no sangue pós-refeição são um fator determinante na progressão do diabetes tipo 2”, disse a pesquisadora Diana Rizzolo, da Universidade Aberta da Catalunha.
Doenças do coração
A pesquisa também mostrou que a dieta à base de quinoa ajuda a controlar os níveis de lipídios no sangue, e é por isso que os pesquisadores acreditam que ela pode ser útil no controle do colesterol alto e outros fatores associados ao risco cardíaco.
“A quinoa contém um alto nível de gorduras insaturadas, antioxidantes e polifenóis, com claros benefícios cardiovasculares. Este pseudocereal também contém altos níveis de betaína, um composto capaz de regular os níveis de homocisteína e prevenir o aparecimento de doenças coronárias”, afirmou a professora.
Propriedades da quinoa
A quinoa é um pseudocereal originário dos Andes, tem um valor nutricional excepcionalmente alto, sendo extremamente rico em vitaminas do complexo B e vitaminas E e C, além de minerais como cálcio, ferro e magnésio.
Os pequenos grãos também são uma boa fonte de hidratos de carbono complexos e fibras, além de conter uma elevada concentração de proteínas com todos os aminoácidos essenciais – tudo o que temos que incluir na nossa alimentação.
Devido a essas propriedades nutricionais, foi levantada a hipótese de que uma dieta à base de quinoa poderia ter um impacto positivo em certas doenças cardiovasculares e outras doenças metabólicas, como diabetes tipo 2.
“Nós fizemos uma revisão para saber o que a literatura científica tinha a dizer sobre todos os benefícios atribuídos à quinoa e descobrimos que não havia evidências científicas anteriores, apenas hipóteses, e que todos os estudos realizados no passado focavam apenas em componentes ou nutrientes, sem levar em conta o alimento como um todo,” detalhou a professora
Quinoa contra o diabetes
Com base em tudo isso, e diante de todos os possíveis benefícios atribuídos à quinoa, a professora Diana e sua equipe se propuseram a ver o que aconteceria se removessem da dieta de alguém alimentos ricos em carboidratos, causando aumentos mais rápidos nos níveis de glicose no sangue, e os substituíssem por quinoa e alimentos feitos a partir desse pseudocereal.
O objetivo era determinar se essa substituição poderia ter um impacto positivo na prevenção do diabetes tipo 2 em pessoas com alto risco de desenvolver a doença.
E deu certo!
O pico de açúcar no sangue foi menor em pessoas comeram quinoa, do que com aquelas que fizeram uma dieta habitual.
O artigo “Glycaemia Fluctuations Improvement in Old-Age Prediabetic Subjects Consuming a Quinoa-Based Diet: A Pilot Study”, foi publicado no periódico Nutrients.