Banana é um santo remédio para comer logo cedo e a qualquer hora do dia. A fruta, abundante no Brasil, é é exaltada pela sabedoria popular e também por especialistas que vão além, mostrando uma lista imensa de benefícios que ela traz para o corpo humano. (vídeo abaixo)
“A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, possui função necessária ao metabolismo dos nutrientes, que atuam melhorando os distúrbios intestinais, contribuem função muscular adequada, produção de energia. Antioxidante, ela fortalece o sistema imunológico e ajuda a diminuir o estresse metabólico, contribuindo para o bem estar físico e mental”, disse Vanderneide Costa de Oliveira, especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Lucas, em entrevista ao Só Notícia Boa
E comer banana logo cedo faz bem: “Por serem leves, fáceis de digerir e hipoalergênicas, as bananas são indicadas como primeiro alimento sólido (introdução alimentar) na infância. Melhoraram os distúrbios gastrointestinais como a diarreia. Regulam os batimentos cardíacos. Garantem o funcionamento dos músculos e nervos”, lembrou a especialista
Top 10 de benefícios da banana, santo remédio
Boa fonte de potássio, folato e vitaminas C e B6
Fornece energia. Regula os batimentos cardíacos
Diminui a pressão arterial
Garante o bom funcionamento dos músculos e nervos
Promove o equilíbrio do peso
Regula a função intestinal
Evita o colesterol ruim
Aumenta o sistema imunológico
Previne as rugas
Diminui o nível de estresse
Detalhes das riquezas da banana
Fonte boa de vitaminas, uma banana média (115g) fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio, e 10% ou mais da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e folato. Também fornece 2g de fibra solúvel.
Cada banana contém, aproximadamente, 90 a 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido. Como o corpo os converte rapidamente em energia, é um dos alimentos favoritos dos atletas.
Segundo Vanderneide Costa de Oliveira, as bananas são fontes frutíferas de potássio, um mineral importante que contribui para a função muscular adequada, para a saúde do coração, dos músculos e dos nervos.
Banana é uma boa fonte de B6 (piridoxina), com importante participação de coenzima nas reações metabólicas do organismo para a produção de energia celular, melhorando o metabolismo dos aminoácidos, carboidratos e lipídeos.
“Tem excelente função na produção de neurotransmissores, substância importantes para o funcionamento ideal do sistema nervoso. Por ser rica em Vitamina C, um potente antioxidante, uma vitamina que favorece a formação de anticorpos, melhorando as células de defesa, aumentando o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados e infeções:, disse Vanderneide, e mais:
“Atua favorecendo a produção de colágeno, diminuindo o estresse oxidativo, ajudando a prevenir o envelhecimento das células da pele e melhorando a cicatrização”.
Tá estressado, triste? Coma banana
“Triptofano, aminoácido que atua na formação dos hormônios que ajudam a melhorar o nível de estresse, que previne a depressão, reduzindo os níveis de ansiedade”.
Ela também é rica em “Magnésio, relacionado à produção da serotonina, neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade. Fibra Solúvel (pectina), que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, as fibras presentes na banana diminuem a absorção de colesterol a nível intestinal”.
Formas diferentes de comer banana
Segundo a especialista, no Brasil, são cultivadas e consumidas mais de trinta espécies de bananas, sendo que as mais conhecidas são a banana-prata, banana-maçã e a banana-da-terra.
“As duas primeiras são muito saborosas ao serem consumidas madura e crua: amassada com mel, em rodelas com iogurte e vitaminas”, lembrou. Mas tem mais:
“Pode ser adicionada a bolo de banana. A terceira (banana-da-terra] é mais apreciada quando cozida e ou adicionada a crepes, mingau, farofa, escondidinho, cozido de carne com legumes. Banana-da-terra lembra grandes bananas verdes, embora sejam menos doces. Assadas ou fritas e servidas com guarnição, também ficam deliciosas em sopas”, ensinou.
Ótimo lanche durante o dia
A nutricionista recomenda comer banana a qualquer hora do dia.
“Saudáveis, nutritivas e saborosas, as bananas são um dos melhores lanches naturais […] Consumir na primeira refeição do dia, por exemplo no café da manhã ajuda a melhorar a capacidade de digestão e absorção dos nutrientes.