O que fazer para evitar eliminação nas provas do Enem; Veja 7 dicas
Novidades
Publicado em 10/10/2023

O que fazer para evitar a eliminação nas provas do Enem? Especialistas prepararam uma cartilha do estudante com dicas para orientar sobre erros e deslizes que podem levar ao fim do sonho nas provas. As avaliações neste ano estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro em todo país, sem exceção.

O Só Notícia Boa foi atrás para listar essas dicas que tentam impedir a eliminação no Enem. Lembrando que há regras que têm que ser cumpridas conforme o definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É importante lembrar que as provas são realizadas em duas etapas, portanto, não há alteração de uma fase para a outra no que diz respeito às normas e aos protocolos. Entre elas, nada de tentar burlar a segurança, fazer registros para redes sociais, nem começar ou terminar as avaliações antes do horário.

Dias de exames

Nos dois dias de provas do Enem, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília.

O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.

7 dicas que para evitar a eliminação

Basicamente o que leva à eliminação do estudante no Enem, exceto o fato de não alcançar a pontuação, é desobedecer regras, normas e protocolos estabelecidos, daí é importante seguir cada detalhe.

  • O estudante se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame;
  • O aluno registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame;
  • Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas;
  • Iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador;
  • Desobedecer às ordens de guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences (óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico);
  • Ligar aparelhos eletrônicos;
  • Impedir a revista inclusive dos lanches.

Atenção à prova de redação

No primeiro dia de aplicação do Enem, 5 de novembro, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

A nota poderá chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Na redação, redobre a atenção, pensando em algumas dicas para evitar a eliminação.

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O Enem 

O Enem se tornou a principal forma de ingresso em instituições de ensino superior no país por por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Universidades e faculdades particulares utilizam o Enem para selecionar os estudantes aprovados.

Cartilha do Estudante

Para dar uma noção geral de certo e errado nos dias de provas do Enem, há uma cartilha, de 52 páginas, preparada pelo Ministério da Educação, acesse aqui.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!