O anúncio do Enem do Concurso Público Nacional Unificado, com 6.590 vagas federais, move uma única pergunta. Como passar em concurso público? Em busca de dicas, o Só Notícia Boa ouviu especialistas na área e as dicas que eles sugerem. (Veja abaixo o top 10).
Os especialistas afirmam que não há receita de bolo para passar em concurso público, mas pelo menos três aspectos são fundamentais: manter o foco, ter rotina fixa de estudo e fazer muitos exercícios relacionados à prova escolhida.
A professora Ana Paula Corrêa, do Centro Universitário de Brasília (UDF) e da Academia de Direito Penal, resumiu o que deve mover um concurseiro: “Uma pessoa que não tem sonhos, não tem perspectivas para o futuro e não tem motivo para lutar”.
Ouça quem entende
Diogo Alves, professor de redação do Gran Cursos em Brasília, é um showman. As aulas dele são espetaculares: músicas, brincadeiras e muito conteúdo. Não é à toa que ele tem quase 80 mil seguidores ávidos por dicas para concurso público e os internautas são só elogios.
Porém, Diogo é claro nas dicas: muito estudo, redação pelo menos duas vezes por semana e buscar compreender o que o concurso escolhido cobra. “Esse é o caminho: foco e estudo”, sintetizou.
Para Paloma Nascimento, professora da UDF, homenageada pelas últimas sete turmas de formandos de Direito, a vitória em concurso público passa pela disciplina, por um cronograma organizado de estudos e tarefas, além de muita dedicação.
“É preciso definir que área você quer seguir? É importante estabelecer essa definição para poder organizar os estudos. Também busque observar o perfil da banca examinadora”, disse.
Dicas Valiosas
Os especialistas são unânimes ao listar as dicas para quem quer passar em concurso público.
Sem considerar a área exata que a pessoa vai tentar, mas de uma forma geral, os professores mencionam ainda que é preciso cuidar e respeitar os próprios limites físicos e psicológicos.
Top 10 de dicas para passar em concurso público:
- Ter foco: qual área você quer seguir?
- Reunir editais dos concursos anteriores
- Levantar todos os exercícios cobrados anteriormente
- Definir quantas horas por dia estarão disponíveis para estudo
- Estabelecer o cronograma para estudar
- Fazer simulados
- Dedicar boa parte do tempo à parte básica: Português, Lógica e Tecnologia – temas cobrados em praticamente todos os concursos
- Treinar redação duas vezes por semana
- Manter a leitura de temas de atualidades, no momento destaque para: o conflito Israel e Palestina, além de Rússia e Ucrânia
- Analisar cuidadosamente o perfil da banca e o que costuma cobrar
- Questões de vida
Para Ana Paula, o concurseiro deve buscar meios motivacionais para manter o foco e a confiança, ela sugere, por exemplo:
- Evitar pessoas negativas
- Cuidar da saúde mental, falhou? Tenta novamente
- Fixar metas: quer conhecer as Ilhas Maldivas? Põe a foto da praia e siga
- Ficar longe do que te aborrece, o que inclui redes sociais, se necessário
- Diogo Alves sugere ainda:
- Atenção aos temas de atualidades, acompanhe o que se passa no Brasil e no mundo
- Para Paloma Nascimento, não existem soluções milagrosas
- Planejar e obedecer o estabelecido
- É preciso estudar
- Abdicar de horas de lazer e da companhia de pessoas queridas
Fuja desses erros
Os professores advertem ainda sobre armadilhas que voltam e meia assombram quem estuda para concurso, por isso muita atenção:
Foco difuso: fazer concursos em áreas diversas que não têm conexão entre si. Isso leva a uma gama de conhecimento impossível de ser alcançada
Alteração de plano de estudos: organizou e definiu o plano, de acordo com seus horários e disponibilidade, siga, não altere exceto em situações muito excepcionais
Não pule exercícios: faça todos os exercícios, que estiverem ao seu alcance, relacionados ao concurso que pretende ser aprovado. É a prática que aperfeiçoa.
Excesso de economia: se seu concurso exige que você tenha um conhecimento muito específico, busque um especialista, vá atrás dele, não poupe. É investimento.