Um time de médicos e especialistas listou 7 dicas para ajudar a ter uma vida mais saudável e longeva.
Entre os conselhos de 10 especialistas, consultados pelo jornal O Globo, está “descasque mais, desembale menos”. Ou seja, vamos optar por uma alimentação mais natural e menos industrializada.
A atividade física foi extremamente recomendada por todos os profissionais. O exercício traz uma série de benefícios, não só no campo da saúde física, como também no da mental. (veja abaixo todas as dicas)
Time renomado de especialistas
Cada médico compartilhou 10 dicas relacionadas a sua especialidade e o jornal compilou as 7 mais repetidas!
Participaram do projeto: o cardiologista Roberto Kalil, a ginecologista e obstetra Marianne Pinotti, o pediatra Daniel Becker, os oncologistas Fernando Maluf e Paulo Hoff, o cirurgião especialista em fígado e aparelho digestivo Ben-Hur Ferraz Neto, a endocrinologista Claudia Cozer, a dermatologista Adrianna Vilarinho, o geneticista Salmo Raskin, o infectologista Júlio Croda e o urologista Gustavo Guimarães.
As 7 dicas para mudar de vida!
As dicas abaixo não são soluções mágicas e exigem uma mudança nos hábitos de rotina.
1- Consumir mais frutas e legumes: controle a alimentação! Desde a infância, a opção por refeições in natura é recomendada por todos os especialistas. Uma dieta rica em vegetais, verduras, legumes, frutas, nozes e com pouca comida processada vai trazer uma série de benefícios. Com uma alimentação regrada e equilibrada é possível diminuir vários tipos de câncer e a obesidade;
2- Fazer atividade física: sim, é preciso ficar ativo! O exercício ajuda no controle de peso, diminui a chance de desenvolver hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, osteoporose e muito mais. Além disso, pode ser uma ótima válvula de escape para lidar com a depressão e ansiedade. Os especialistas recomendam 150 minutos de atividade física moderada por semana.
3- Xô cigarro: a maioria dos profissionais fez questão de bater nessa tecla. Dê tchau para o cigarro em sua vida, incluindo o cigarro eletrônico. Ambos têm uma grande quantidade de elementos tóxicos e perigosos que podem causar câncer. E se engana quem acha que o vape é tranquilo, não é não! O aparelho também contém químicos relacionados ao próprio vapor, como formaldeído e metais pesados.
4- Durma mais: nunca negligencia seu sono. Dormir é muito importante para o crescimento, disposição, energia, controle do apetite e secreção hormonal. O descanso é muito importante para a manutenção geral do organismo como um tudo! Além disso, um sono regulado evita doenças crônicas como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes e depressão.
5- Faça exames de rotina: é sempre bom procurar por seu médico, ou serviço de saúde mais próximo, e fazer o famoso check-up. Isso vai incluir exames laboratoriais, de imagem e avaliação clínica. Discuta com eles seus hábitos de saúde, tire todas as dúvidas e mostre os resultados. Às vezes nosso corpo apresenta problemas de forma silenciosa e só mesmo os profissionais adequados que vão dar conta de entender o que está acontecendo.
6- Cuidado com o estresse: o estresse crônico é um péssimo inimigo da sua saúde. Ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares e enfraquece o sistema imunológico. Procure atividades que te dão prazer como ler um livro, praticar yoga, se distrair com jogos digitais, ver uma série e muito mais. Nada de ficar acelerando o ritmo, ok? Isso só vai te trazer prejuízos!
7- Vacine-se: isso mesmo, vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas, pessoal. Certifique-se