Praticar gratidão melhora saúde mental, humor e coração, diz especialista
20/12/2023 11:53 em Novidades

Tire um tempo para agradecer. Praticar a gratidão melhora a saúde física e mental. Como? A prática ajuda a melhorar o humor, a reduzir o estresse, a frequência cardíaca e melhora a regulação emocional.

Estudos indicam que a gratidão também reduz a pressão arterial, inflamações e traz uma série de benefícios para o coração. É o que explica a cientista comportamental Anne-Katherin Eiselt, de Washington, Estados Unidos.

“Praticando a gratidão regularmente, podemos fortalecer os caminhos neurais associados ao humor positivo e ao bem-estar mental”, disse. Veja abaixo 4 dicas para aprender a exercitar a gratidão.

Pare de reclamar e afaste pensamentos negativos

Cair na armadilha de reclamar é comum. E criar uma mentalidade mais resiliente não é fácil, mas dá pra virar esse jogo e afastar pensamentos negativos, mesmo porque a gratidão traz resultados físicos, inclusive, sabia?

“Nossa mente e corpos estão interconectados, influenciando e respondendo um ao outro”, contou Anne.

Segundo a doutoranda, ao afastar pensamentos negativos, podemos reduzir a liberação de hormônios do estresse, por exemplo.

“Essa resposta ao estresse tem efeitos profundos em nosso corpo e, com o tempo, pode contribuir para doenças crônicas e obesidade”, explicou.

Além de todos esses benefícios, praticar a gratidão também influencia nas horas de descanso.

“Praticar a gratidão pode melhorar a qualidade do sono, acalmando o sistema nervoso e ajudando o corpo a entrar em um estado de relaxamento”, disse Anne.

Como criar a mentalidade da gratidão

Para começar a agradecer mais, é preciso mudar a mentalidade. Deixar de lado as coisas ruins e puxar na memória coisas positivas.

Relembre o que existe de bom na sua vida, pense nas conquistas que você já teve, nas pessoas que você ama, em alguma gentileza que você recebeu… agradeça pela sua saúde, pelo ar que você consegue respirar todo dia.

“Nutrir uma mentalidade de gratidão começa mudando nossa conversa interna – ou monólogo interior – à medida que interpretamos o mundo de uma perspectiva diferente”.

 

4 dicas para aprender a ser grato

Tá, mas como eu vou praticar a gratidão?

O ato pode ser muito difícil para algumas pessoas, que na ansiedade e correria do dia a dia acabam esquecendo de dar uma pausa para ver o que conseguiram de bom.

Veja dicas da especialista para você praticar a gratidão no dia a dia:

  • Diário de gratidão: anotar os pensamentos gratos pode ser uma ótima saída. Não precisa ser um textão, mas passe a anotar, diariamente, os motivos pelos quais você é grato. Imagina ler tudo isso no final do ano e relembrar momentos ótimos que você teve. Incrível, não?
  • Top 10 de gratidão: antes de dormir pense em 10 coisas que você tem para agradecer nessa vida e conte nos dedos. Com o passar do tempo aumente para 20 esse top de agradecimentos. Você estará exercitando a gratidão com você mesmo.
  • Tire um tempo pra você: o dia é corrido eu sei, mas será que você consegue alguns minutos durante a rotina? Coisa de 5 minutinhos já é o suficiente… Durante esse período, escolha um lugar silencioso e pratique a gratidão. Fala com você mesmo e pense em tudo que você é grato. “Pode ser qualquer coisa, desde o nascer do sol até a sensação de ar fresco na pele”, contou a especialista.
  • Meditação: se você é daqueles que meditam, experimente também agradecer ao fim da meditação. Pense em coisas positivas, tudo que você viveu e como as coisas tem dado certo.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!